Casa Curta-SE

topo do site

Regulamento

CURTA- SE 15 - Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe

De 28 de agosto a 3 de Setembro 2015


I – FINALIDADE

O Curta-SE 15 tem por finalidade possibilitar ao público sergipano a difusão e acesso à produção audiovisual iberoamericana, o intercâmbio entre os realizadores brasileiros e iberoamericanos, assim como, a formação do olhar e do público para o cinema brasileiro. Quer ainda, promover a acessibilidade e a promoção da economia criativa nas cidades.

 

II – ORGANIZAÇÃO

O CURTA-SE 15 é realizado pelo Centro de Estudos Casa Curta-SE e conta com o patrocínio de empresas públicas e privadas, através de Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

 

III – MOSTRAS - SEÇÕES

3. O Festival é composto pelas seguintes seções:

3.1. SEÇÃO OFICIAL, de caráter competitivo. (Até 70 obras)

3.1.2. Cinema Digital Iberoamericano: poderão participar filmes  realizados por produtores e/ou realizadores iberoamericanos ou radicados no Brasil por mais de 02 anos, concluídos entre 2013 e 2015, nas categorias:a) Curta Iberoamericano- com duração de até 20 min, nos gêneros: documentário, ficção e animação; até 20 filmes selecionados; b) Curta Sergipano- com duração de até 20 min, nos gêneros: documentário, ficção e animação; produzido por realizador sergipano, ou radicado em Sergipe; até 10 filmes selecionados;c) Vídeo de bolso- com duração de até 4 min; produzidos em celular ou câmera digital, nos gêneros: documentário, ficção e animação; até 10 obras selecionadas;d) Videoclipe- com duração de até 4 min; até 10 obras selecionadas;e)Trailer – com duração de até 4 min; até 05 obras selecionadas;3.1.3.  Websérie – com duração de até 10 min; até 05 obras selecionadas.

3.1.4. Longa-metragem – com duração a partir de 70 min, em Formato Digital, concluídos entre 2013 e 2015; até 5 filmes selecionados. 

O Festival poderá convidar até três filmes, realizados por produtores e/ou realizadores iberoamericanos ou radicados no Brasil ou países da América Latina, Portugal e Espanha, há mais de 02 anos, compreendidos nos gêneros: documentário, ficção e animação;3.1.4. a) Trailer – com duração de até 4 min; até 05 obras selecionadas;

3.2. SEÇÕES PARALELAS, de caráter informativo (35 filmes)

3.2.1. Festivalzinho – Mostra infantil – 10 filmes

3.2.2. Mix SE - 5 filmes

3.2.3. Mostra Avanca – filmes portugueses – 5 filmes

3.2.4. Mostra Fest’Afilm – 5 filmes

3.2.5. Longas – 5 filmes

3.2.6. Mostra Acessibilidade – 5 filmes.

 

IV – INSCRIÇÃO

4.1 O tópico Realizador, presente na ficha de inscrição deste festival, deve ser preenchido com o nome do responsável e/ou representante do filme. O nome do Realizador fará parte de toda divulgação do filme, podendo este ser o diretor, produtor ou qualquer pessoa da equipe responsável pelo mesmo.4.1.2 Os filmes em língua espanhola e em português de Portugal devem obrigatoriamente, estar legendados em português do Brasil, sendo, a legendagem, portanto, um critério de seleção e de responsabilidade do realizador.

4.1.3 Os filmes deverão ser enviados para a plataforma Movibeta- CURTA-SE, juntamente com fotos do filme.

4.1.4 O período de inscrição será de 23 de março a 08 de maio 2015. 

4.1.5 O presente regulamento estará disponível na página oficial do Festival: http://curtase.org.br.  O formulário de inscrição e link para upload dos filmes estará disponível no site: http://festival.movibeta.com, através da Plataforma Movibeta- CURTA-SE.

4.1.6 Para inscrição de filmes, é necessário registrar-se no site da plataforma, no ícone superior direito da página, facilmente visualizado. A partir disso, localiza-se a seção do CURTA-SE, que pode estar listada na página inicial ou poderá ser localizada diretamente através do buscador da  própria página Movibeta. Ao localizar a seção CURTA-SE, pode-se perceber que ela estará dividida em duas subseções, em que serão  visualizadas as mesmas informações gerais do Festival, mas com uma diferença: Uma subseção será exclusiva para inscrições de realizadores e distribuidoras brasileiras, enquanto a outra subseção será para inscrições de realizadores e distribuidoras estrangeiras. Em ambas poderá ser efetuado o preenchimento da ficha de inscrição e upload do filme/obra, que deverá corresponder, preferencialmente, à versão oficial de exibição, na ocasião de uma possível seleção. Não serão aceitos outros meios de envio de filmes/obras, que não pela plataforma Movibeta. Ao clicar na opção “Regulamento”, o realizador irá diretamente para o site oficial do CURTA-SE, onde poderá consultar o presente regulamento.

4.1.7 Inscrições de realizadores brasileiros e distribuidoras brasileiras serão feitas na Subseção pertinente a estes e estarão isentas de pagamento de taxa de inscrição. As distribuidoras brasileiras poderão inscrever até 50 filmes através da plataforma Movibeta.

4.1.8 Realizadores estrangeiros pagarão de 1,5 £ a 4 £ (de 1,50 a 4 euros) para inscrever curta ou longa metragem. Caso o realizador já esteja vinculado à plataforma Movibeta, poderá utilizar bônus já existentes como  pagamento da taxa de inscrição. No caso das distribuidoras estrangeiras, estas deverão pagar 1,5 £ (1,50 euros) para inscrever até 50 filmes. Se a distribuidora for conveniada à plataforma, estará isenta do pagamento da taxa de inscrição.

4.1.9 As especificações para o envio de filmes no processo de inscrição são: Tamanho do arquivo para Curta Digital: 500MB a 1GB Tamanho do arquivo para Longa-metragem: 1GB A 1,5GB.Codificação: H264Tamanho da tela para 16/9: 720x 405 ou 1024x576 (recomendado) Tamanho da tela para 4/3: (720x576)Formatos: 3GP - AAC - AVI - AIFF - DV - DVD (VOB) - FLAC - FLV - MOV - MP4 - MP3 - MKV - MPEG - OGG - RM - VCD – WAV.

V – SELEÇÃO

5.1 A seleção dos filmes será realizada por uma comissão nomeada pela direção do Festival.

5.1.2 A organização do Festival entrará em contato com os responsáveis - mencionados no ato da inscrição - dos filmes selecionados, na primeira quinzena de julho de 2015. As produções que não receberem uma comunicação até esta data serão consideradas não selecionadas para as mostras do festival.


VI – EXIBIÇÃO

6.1 Os filmes selecionados serão projetados de acordo com a programação elaborada pela organização do festival.

6.1.2 A exibição dos filmes será feita somente em Sistema Digital, sendo os filmes importados diretamente da Plataforma Movibeta. Ressaltando que a versão indicada para a exibição dos filmes corresponde à codificação H264.

6.1.3. A mostra competitiva “Vídeo de Bolso” será exibida exclusivamente no site do festival. 

 

VII – PRÊMIOS

7.1 Os prêmios do concurso serão outorgados por 3 grupos de jurados oficiais. Um para longa-metragem e dois para curta-metragem. Cada Júri será composto por 03 (três) membros e estabelecerão os critérios de trabalho em conjunto com a direção do CURTA-SE 15; As obras serão selecionadas por uma curadoria.

7.1.2 Os Jurados de Curta-metragem concederão o Troféu VER OU NÃO VER às seguintes categorias: Melhor Curta-metragem, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Musical, Melhor Roteiro, Melhor Animação, Melhor Ficção, Melhor Documentário e Melhor Trailer. 

7.1.3 – Os Jurados de Curta Sergipano concederão o Troféu VER OU NÃO VER às seguintes categorias: Melhor Sergipano (1º, 2º e 3º lugares), Melhor Direção, Melhor Trilha Musical, Melhor Roteiro e Melhor Fotografia.

7.1.4 - Os Jurados de Longa-metragem concederão o Troféu VER OU NÃO VER nas seguintes categorias: Melhor Longa-metragem, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Trilha Musical, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia e Melhor Trailer.

7.1.5 Os jurados poderão separadamente conceder um prêmio especial e uma menção honrosa, sempre que seja em comum acordo com a Direção do festival, podendo, também, abster-se de conceder qualquer prêmio ou troféu, quando o considerar necessário.

7.1.6 No caso de alguma empresa privada ou instituição governamental desejar instituir algum prêmio especial, financeiro ou troféu, poderá fazê-lo seguindo seus próprios critérios, com o consentimento prévio da Direção do CURTA-SE 15. Os responsáveis legais das obras audiovisuais selecionadas serão comunicados com antecipação sobre qualquer eventual inclusão de um prêmio que implique a concessão de eventuais direitos de exibição ou correlatos.

7.1.7 - Haverá também concessão do Troféu VER OU NÃO VER às seguintes categorias, através da votação do Júri popular: Melhor Curta Iberoamericano Cinema Digital, Melhor Videoclipe, Melhor Vídeo de Bolso, Melhor Longa-metragem, Melhor Websérie e Melhor Curta Sergipano.

7.1.8 – Para os filmes selecionados nas mostras de Longas e Curtas Iberoamericanos do Curta-SE 15, o festival poderá conceder passagens e hospedagens para seus representantes estarem presentes às exibições dos filmes, conforme programação, sendo obrigatórias suas presenças na noite de premiação do festival.

VIII – DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 Podem ser feitas cópias em DVD das obras inscritas nesta edição, inclusive as que não foram selecionadas para exibição e estas farão parte do acervo do Centro de Estudos Casa Curta-SE.

8.1.2 É reservada à organização do Curta-SE 15 o direito de exibir em qualquer meio de comunicação trechos das obras participantes, com fins de divulgação do festival.

8.1.3. Os filmes premiados farão parte da mostra itinerante a percorrer 5 cidades /locais  (uma na Sala Avenida Brasil/Cine Vitória – Aracaju-SE, uma no Fest’Afilm em Montpellier e sua itinerância em Paris-França, uma no Festival de Avanca-Portugal (e mais duas cidades portuguesas a serem definidas em parceria com este festival). Para a itinerância na França, os filmes deverão estar legendados em francês.

8.14. No ato da inscrição, o realizador deverá informar antecipadamente a Classificação Indicativa do seu filme, condição obrigatória para aqueles que forem selecionados às mostras competitivas, conforme determinação do Ministério da Justiça. O realizador ou responsável pelo filme deverá remeter à organização do festival, a classificação indicativa do filme aferida pelo Ministério da Justiça ou por autoclassificação.

8.1.5. Cabe à Direção do Festival a resolução de qualquer caso omisso.

8.1.6. O ato de inscrição no CURTA-SE 15 - Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe implica em plena aceitação do presente regulamento.

Anote

fone2_menor

A Casa Curta-SE está com novo telefone. 

Anote: (79) 3085-7416.

 

ico_twitterico_youtubeico_faceboock

Centro de Estudos Casa Curta-SE

Rua O dois, n. 61, conj. A Franco, Bairro Farolândia, Aracaju-SE

CEP: 49030-296

Endereço postal:

Praça Dep. Pedro Barreto de Andrade, nº 75, Conj. A. Franco, Bairro Farolândia, Aracaju-SE

 Caixa Postal 3825