Casa Curta-SE

topo do site

Festa de abertura do Fici supera as expectativas em Aracaju

 

Festa de abertura / Foto: Vinícius FontesFoto: Vinícius FontesFoto: Vinícius FontesSala 3D / Foto: Vinícius FontesDeyse Rocha / Foto: Victor BaldeDaniele Santos / Foto: Victor BaldeCarla Jemina / Foto: Victor BaldeAs crianças receberam kits dos patrocinadores / Foto: Vinícius FontesFoto: Vinícius FontesOficina de Animação / Foto: Vinícius FontesFoto: Victor Balde

Quase 3 mil pessoas passaram pelo Cinemark Jardins neste sábado, 1º, para participar do Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici). Depois de sete anos integrando as cidades-roteiros do festival, Aracaju recebeu pela primeira vez a festa de abertura oficial do Fici. Das 10h30 às 13h30, as nove salas do Cinemark Jardins exibiram filmes do festival.


Além das exibições, a festa ainda contou com DJ, palhaços, pernas de pau e distribuição de kits dos patrocinadores. “Sem dúvida, o público que compareceu foi um dos maiores. Acredito que só o Rio de Janeiro teve um número de pessoas parecido. Fico satisfeita em ver que Aracaju realmente abraça o Fici. Essa festa só foi possível porque o BNDES - um de nossos patrocinares – nos ajudou a realizar a festa aqui”, disse Jordana de Almeida, representante da Copacabana Filmes,


A quantidade de pessoas também surpreendeu a produtora local Deyse Rocha. “Sabíamos que o público compareceria, mas ficamos surpresos com o número de pessoas. Acredito que isso é fruto da consolidação que o festival teve ao longo dos anos em Aracaju. Com esse resultado, já garantimos a festa de abertura para o ano que vem, quando serão comemorados os dez anos do Fici”, destacou Deyse. A produção local é feita pela Casa Curta-SE.


Daniele Santos passou o dia no cinema com o afilhado. Participou da festa de abertura, assistiu a ‘Os Smurfs’ em 3D e ainda participou das oficinas de animação. “Este festival é muito educativo. Além de assistir a bons filmes, as crianças podem participar de atividades, como a oficina de animação. Seria ótimo se Aracaju recebesse outros eventos como este”, comentou.


A administradora Carla Jemina não conhecia o Fici. Ela aproveitou o sábado para levar a filha de 2 anos ao cinema. “Acredito que esta é uma excelente oportunidade de os paias terem um dia de lazer com os filhos a um preço acessível. Quando eu soube do festival, resolvi trazê-la pela segunda vez ao cinema. Acho que é importante o contato da criança desde cedo com a cultura”, ressaltou.


Programação
De 3 a 6 de outubro, também acontece o projeto 'A Tela na Sala de Aula'. O projeto é voltado para estudantes da rede pública de ensino e no ano passado reuniu cerca de 8 mil alunos. Cada filme exibido em 'A Tela na Sala de Aula' possui um caderno com orientações pedagógicas, seguidos de sugestões de atividades, criado a partir dos parâmetros curriculares do Ministério da Educação.


No dia 7 de outubro, acontece ‘O Pequeno Cientista’ nas sessões de 10h30 e 13h30. O filme que será discutido é Oceanos. Já no sábado, 8, Aracaju recebe quatro sessões da ‘Dublagem ao Vivo’. Às 11h30, 13h30, 15h30 e 17h30 os filmes dublados serão ‘O Diário do Panda’, ‘Sopa de Sapo’, ‘As Grandes Aventuras da Abelha Hutch’ e ‘O Grande Urso’, respectivamente.


Festival
Em 2011, o Fici exibirá mais de 100 filmes para as salas de cinema da Rede Cinemark em dez cidades brasileiras, reunindo inéditos e clássicos, curtas-metragens brasileiros e internacionais, séries de TV, mostras especiais, além de oficinas de cinema de animação e debates. O festival já levou quase um milhão de crianças às salas de cinema. Sergipe recebe o festival desde a segunda edição do festival. Em todos os anos, a Casa Curta-SE foi a produtora local.


Apoio
Incentivado pela Lei Rouanet, o festival tem patrocínio do BNDES, Petrobras, OI, McDonalds, Schin, Protex e Governo do Rio de Janeiro. A produção local é da Casa Curta-SE e conta com o apoio da Fundação Aperipê, Superlux, Portal Infonet, Shopping Jardins, Ativa Impressão Digital, loja Pinóquio e Fredd’s Lanches, com produção da Copacabana Filmes e realização do Governo Federal.

 

Vejas as fotos da abertura oficial do festival.


Por Paloma Abdallah 

Anote

fone2_menor

A Casa Curta-SE está com novo telefone. 

Anote: (79) 3085-7416.

 

ico_twitterico_youtubeico_faceboock

Centro de Estudos Casa Curta-SE

Rua O dois, n. 61, conj. A Franco, Bairro Farolândia, Aracaju-SE

CEP: 49030-296

Endereço postal:

Praça Dep. Pedro Barreto de Andrade, nº 75, Conj. A. Franco, Bairro Farolândia, Aracaju-SE

 Caixa Postal 3825